Como aproveitar o Verão para vender mais?

O verão é a estação mais importante do ano, pois é um período de férias escolares, recessos e celebrações. Para aproveitar da melhor forma, preparamos um breve blog com algumas dicas. Veja mais.

14/01/2025

Quais ações seu negócio pode tomar para acompanhar esse crescimento no Verão?

O Verão tem impacto positivo nas vendas

A estação mais quente do ano agrega positivamente nas vendas dos comércios por conta da mudança de rotina dos clientes finais. Entre as férias no final de dezembro até o começo das aulas no mês de fevereiro, as vendas crescem em diversos segmentos, pois alguns produtos sofrem variação no comportamento das vendas e do consumo dos clientes. De acordo com um estudo da Scanntech, algumas categorias de produtos têm suas vendas aumentadas no verão em comparação com o restante do ano. No decorrer deste Blog, vamos dissecar um pouco sobre esse período importante para as vendas.

Como calcular o aumento das vendas?

A saber, o aumento de vendas é uma forma em que os profissionais do varejo e de marketing avaliam a eficácia de ações promocionais em esforços direcionados a compra, gerenciamento de estoque e venda de produtos sazonais ou não sazonais. Essa análise acontece quando existe um aumento incremental nas vendas durante um período promocional definido, fazendo a comparação dos números no mesmo período anterior. De acordo com a Mobile Insight, plataforma de soluções em software para varejo, existem três tipos de análise de vendas: vendas reais, vendas de linha de base e aumento de vendas incremental.

Veja a seguir um pouco mais sobre esses três tipos de análise

Vendas reais: trata-se de uma venda que é realizada diretamente ao consumidor final, além disso, se trata das vendas totais de certo produto em um período promocional específico.
Vendas de linha de base: essa métrica ajuda a analisar certa mudança com o aumento ou baixa de vendas, considerando diversos fatores. Determinada pela comparação do total de vendas promocionais (ou não) durante um mesmo período, de fato as vendas anteriores analisadas podem servir de base para prever uma média de valor para um lançamento promocional futuro, servindo de cálculo para análise do possível lucro a ser alcançado.
Aumento de vendas incremental: esse aumento se refere à um crescimento extra que uma ação de marketing ou promoção gera, sobretudo além do que seria esperado se esta ação não estivesse planejada. É uma métrica que ajuda a medir o ROI (retorno sobre o investimento), identifica ações eficazes para crescimento e ainda direciona esforços para onde geram maior impacto.

Ainda de acordo com o Mobile Insight, para calcular o aumento, há uma fórmula com duas etapas:

Vendas reais – vendas de linha de base = aumento de vendas incremental.

Para ter um resultado em porcentagem:

Aumento de vendas incremental ÷ Vendas de linha de base x 100 = % de aumento.

Esses processos ajudam profissionais de marketing e do varejo a verem o impacto de suas publicidades, ações de marketing e promoções.

#PraGenteVer: pessoas em um ambiente de negociação em diálogo sobre campanha de vendas no verão, tendo uma dupla de pessoas apertando às mãos em alusão de negócio fechado.
A eficácia das ações promocionais e de marketing está ligada ao aumento das vendas em esforços direcionados a qualidade da compra, gerenciamento de estoque e venda de produtos e também ligada à análise de dados/vendas. Foto reprodução: Freepik.

Categorias com aumento de vendas no Verão

No verão, o aumento de vendas de diversos produtos se dá por conta das férias e de diversos eventos que possibilitam campanhas de marketing que sejam assertivas, incentivando o consumo. Sendo assim, algumas categorias do varejo registram aumento significativo de vendas durante esta estação, veja a seguir.

De acordo com a Scanntech, cerca de 18 categorias apresentam aumento de vendas superior à média do ano no verão, tendo sido avaliadas três cestas de produtos consumidos. São elas: proteção e família, refrescar e bebidas. Só para exemplificar, produtos como bronzeadores e protetores, limpadores de piscina, repelentes, acessórios para camping e cadernos, são os mais procurados nesta época do ano.

O consumo de alimentos e bebidas também aumentam no verão, principalmente a busca por saladas, sorvetes, refrescos, itens para churrasco e cozinha em geral. Sem dúvida, estabelecimentos que fornecem esse tipo de serviço e/ou produto, precisam estar abastecidos suficientemente para atender a demanda de consumo que cresce nesta época do ano. Porquanto, a Embrast® está preparada para auxiliar o seu negócio, tanto no ramo de suprimentos para produção, quanto na venda de produtos para clientes finais que visam agregar oportunidades de faturamento dentro do seu planejamento.

Veja a seguir, quais produtos a Embrast® pode agregar em seu negócio para atender às demandas de seus clientes para o aumento dos números de vendas.

Verão: alguns itens para esta época do ano

Quando falamos de produtos mais vendidos em datas sazonais, falamos sobre aumento de faturamento quando a estratégia abordada é a que melhor se encaixa para seu tipo de negócio. Desse modo, vamos elencar alguns dos muitos produtos Embrast que possibilitam incrementar qualitativamente as vendas em diversos negócios.

Papel alumínio Bompack®

Ideal para as cozinhas, sejam elas doméstica ou industrial, o Papel Alumínio Bompack® é um item reconhecido pelos consumidores por todo o Brasil por consequência de sua qualidade. Prático, o papel alumínio serve para auxiliar no cozimento de alimentos para assar como bolos, tortas, carnes, garantindo o cozimento uniforme. Além disso, pode ser usado para proteger alimentos congelados, evitando a formação de cristais de gelo.

#PraGenteVer: essencial para as vendas no verão, a arte mostra mockups de papéis alumínio sobrepostos em mesa, expondo embalagem e o rolo. A imagem possui título com nome do produto e três descrições com seta, informando sobre as qualidades do item.
Com qualidade reconhecida, o Papel Alumínio é item fundamental para as vendas no verão, pois é versátil e auxilia na cozinha de forma excelente. Foto reprodução: Embrast.
Espetos e palitos de bambu Bompack®

Os Espetos de bambu Bompack® são práticos e muito versáteis, ideais para churrascos, fixando os alimentos de forma organizada, facilitando o manuseio na hora de assar para venda e consumo do cliente. Além disso, os palitos são ótimos para picolés, pois possuem resistência e durabilidade necessárias para esta finalidade.

Luvas Bompack®

A Bompack® possui uma grande variedade na linha de luvas da marca, indo desde luvas nitrílicas, passando pelas de vinil, até as de látex. Oferecendo conforto para procedimentos de produções alimentícias, por exemplo, são ideais para confeitarias, panificadoras, supermercados, açougues, cozinhas industriais, cafeterias, entre outros.

Linha descartável Bompack®

Os produtos descartáveis como copos, pratos e talheres são alguns dos SKU’s mais vendidos nos estabelecimentos parceiros nesta época do ano. Sem dúvida, são itens práticos e ainda oferecem facilidade para seu cliente ao consumir diversos alimentos e bebidas, uma das melhores linhas do mercado.

Porta guardanapos Blupack

Para estabelecimentos que oferecem espaço para consumo, é essencial ter porta guardanapos, prestando essa funcionalidade de conforto e comodidade aos clientes de seu estabelecimento. Em nossa linha, você encontra diversos modelos com o Porta Guardanapo de Mesa, Easy Puxe, Triutil, entre outros.

Sacolas retornáveis Bompack®

Com lindas estampas, as sacolas retornáveis oferecem alternativa sustentável através da reutilização do material, com alças resistentes ideais para transportar compras e diversos objetos. No verão, este é um item indispensável para o seu negócio.

#PraGenteVer: imagem gráfica mostra a identidade visual da campanha principal direcionada ao site, mostrando um pouco do que a Embrast oferece para aumentar as vendas nesta época de verão.
A Embrast possui um mix de produtos completo para agregar nas vendas nos estabelecimentos parceiros que desejam aumentar seu faturamento e agradar seus clientes. Foto reprodução: Embrast.

O mix de produtos que a Embrast possui oferece muitas oportunidades de vendas, levando satisfação para seu cliente e agregando no faturamento do seu comércio!

Soluções e oportunidades para o seu verão

É essencial que seu negócio esteja preparado para a estação de maior faturamento do ano ao varejo. Para isso, a Embrast possui variedade de produtos que atendem a diversos setores comerciais, sejam eles na produção com suprimentos ou reposição em PDV’s.

Temos as melhores negociações do mercado para o seu estabelecimento. Solicite orçamento agora mesmo ao nosso time do Canal de Vendas através do WhatsApp, por telefone ou via e-mail.
Precisando de atendimento pessoalmente? Encontre um de nossos representantes comerciais que atenda em sua região, clique aqui.

Toda casa tem, todo negócio tem Embrast.


Fontes:
- https://www.supervarejo.com.br/especial/verao-como-o-supermercadista-pode-aproveitar-a-estacao-para-aumentar-as-vendas
- https://smarket.com.br/verao-no-varejo-o-que-fazer-para-ganhar-mais-dinheiro/
- https://samaisvarejo.com.br/detalhe/reportagens/verao-traz-perspectiva-de-aumento-de-vendas-em-algumas-categorias
- https://samaisvarejo.com.br/detalhe/reportagens/dez-dicas-para-aumentar-vendas-no-verao
- https://www.supervarejo.com.br/mercado/pesquisa-aponta-18-categorias-que-impulsionam-as-vendas-no-verao#:~:text=S%C3%A3o%20elas:%20prote%C3%A7%C3%A3o%20e%20fam%C3%ADlia,%2C3%25%20no%20ver%C3%A3o%20passado.