Uma das datas mais importantes do ano referente a vendas e descontos está chegando e este ano promete ser ainda mais atrativos por conta da tendência de consumo dos clientes de acordo com pesquisas. Veja mais sobre a Black Friday de 2024 neste blog e fique por dentro dos números importantes para este ano.
Uma temporada agitada e ótima para alavancar as vendas do seu negócio
Black Friday: oportunidade de faturamento
Chegou uma das maiores ações promocionais do Brasil (e do mundo): a Black Friday. Trata-se do dia em que se inaugura a temporada de compras de fim de ano, sendo um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, um dia de liquidações que atraem muitos consumidores para as lojas, sejam elas físicas ou on-line. Contudo, segundo o Brasil Escola em seu site, esta estratégia de vendas surgiu nos país norte-americano no final do século XX, e também está ligada ao Natal, inaugurando a temporada das compras sazonais mais importantes do ano.
No Brasil, esta ação de vendas aconteceu em 2010 pela primeira vez e se concretizou em 2019, onde lojistas registraram cerca de R$3,2bi em faturamento. A Black Friday abre grandes oportunidades de vendas para as lojas em geral, mas o seu negócio está preparado para esta ação?
As expectativas para a Black Friday deste ano são altas, visto que a estimativa de vendas alcance cerca de R$7,6 bilhões, sendo 10% a mais comparado ao ano de 2023, segundo estudo da Haus, pertencente ao grupo Stefanini.
Supermercados com tendência de crescimento em vendas
Segundo estudo realizado pelo Dito, em parceria com a Opinion Box, as compras em supermercados na Black Friday no ano de 2024 devem chegar a 19%, sendo 5% a mais se comparados aos números de 2023. Já em relação a bebidas e alimentos, a porcentagem deve passar de 9% em 2023, para 14% neste ano. Isto é, a expectativa do aumento das vendas já é considerada a mais alta desde 2021 para os varejistas, o que traz otimismo neste período do ano. A Black Friday é estratégica para as vendas, já que muitos consumidores aguardam pela última sexta-feira do mês de novembro.
De acordo com a oportunidade de desconto que encontrar, os consumidores estão dispostos a gastar, tornando a Black Friday uma das datas mais importantes para o varejo. Mas toda ação precisa de um planejamento administrativo alinhado com o planejamento das ações de marketing. Boas promoções e vantagens rendem um ótimo proveito do período traçando a estratégia correta.
Como garantir um bom resultado
A Black Friday oferece ótimas oportunidades de estreitamento de relações com os consumidores através de preços imperdíveis, promoções, brindes, entre muitas outras formas. Visto que os consumidores adotando uma postura mais cautelosa sobre seus gastos, a Black Friday no Brasil em 2024 deve seguir uma tendência mais cuidadosa.
Ainda de acordo com a Haus, os consumidores preferem fazer pequenas transações para aproveitar cada real gasto no consumo de produtos, em vez de fazer grandes compras de uma só vez. Isso mostra que o cliente está levando cada vez mais em consideração a sua experiência de compra. Vamos listar logo em seguida algumas dicas para agregar nas estratégias de vendas nesta Black Friday.
Prepare-se para o aumento da demanda
Certifique-se de que o estoque de sua loja que entrarão em promoção esteja bem abastecido. Por conta da alta procura por itens em oferta, é preciso programar as compras dos fornecedores com antecedência, levando sempre em consideração processos burocráticos de aquisição de produto. Atente-se também ao treinamento de atendentes, operadores de caixa e demais colaboradores, para que a boa experiência do cliente seja completa.
Ofereça sempre descontos reais, sem “maquiagem”
Não há nada mais frustrante ao cliente do que saber que o produto de interesse não está muito atrativo do ponto de vista da precificação ou que o produto/serviço está com o seu preço original como se fossem descontos. Por conta desta prática, a data chegou a ser apelidada como “Black Fraude”, no Brasil, por um bom tempo. Lembre-se, o consumidor brasileiro está adotando uma postura cuidadosa sobre os gastos.
Busque ter os produtos mais desejados em seu mix
Este é um período de vendas para todos os lojistas, sejam eles do mesmo nicho em que seu negócio está inserido ou não. Muitos dos consumidores esperam este momento para adquirir aquele produto que planejou durante alguns meses, portanto, aproveite essa oportunidade de conquistar seus clientes com as marcas mais vendidas.
Não cometa o erro de atacar com promoções itens que estão encalhados em seu estoque. Este é um período sazonal em que muitos comércios, como o seu, estão se preparando. Ao cometer o erro de não ter promoções atraentes, de fato, o seu negócio pode ficar para trás.
Esteja presente
A estratégia de varejo que integra canais de comunicação e venda pode ser uma boa aliada. Impactar seu cliente em diversos canais faz a diferença na lembrança de marca do consumidor, conduzindo-o a um inconsciente de compra através da influência, é o que chamamos de omnichannel.
A omnichannel traz muitos benefícios para as empresas como aumento da visibilidade, alcance e lembrança da marca, fidelização e retenção de clientes, personalização de campanhas, entre outras possibilidades.
Cerca de 66% dos brasileiros têm interesse e pretendem comprar na Black Friday em 2024, com a possibilidade deste percentual ainda crescer perto da data, de acordo com o Opinion Box.
Aproveite o máximo da Black Friday com a Embrast
Com oportunidades de vendas para o seu negócio, a Embrast oferece soluções aos seus clientes com produtos de qualidade. Líder no mercado em que atua na região sul do Brasil, a Embrast possui 11 marcas que abarcam diversos segmentos do mercado varejista e atacadista.
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Fontes: - https://www.infomoney.com.br/consumo/black-friday-2024-veja-10-perguntas-e-respostas-sobre-a-data/#:~:text=A%20Black%20Friday%202024%20se,%2C1%25%20superior%20a%202023. - https://blog.auaha.com.br/black-friday-2024-o-que-os-lojistas-podem-esperar/#:~:text=A%20Black%20Friday%202024%20j%C3%A1,neg%C3%B3cios%20e%20alcan%C3%A7ar%20novos%20clientes. - https://www.negociossc.com.br/blog/black-friday-2024-cresce-a-expectativa-do-consumidor/ - https://istoedinheiro.com.br/black-friday-2024-dois-a-cada-tres-consumidores-pretendem-aproveitar-ofertas-diz-pesquisa/ - https://samaisvarejo.com.br/publicacoes/estudo-mostra-que-12pct-das-compras-na-black-friday-foram-em-supermercados - https://samaisvarejo.com.br/publicacoes/black-friday-deve-alcancar-um-faturamento-10pct-maior-neste-ano - https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/black-friday.htm - https://acsp.com.br/publicacao/s/5-estrategias-para-vender-mais-na-black-friday