Como está a preparação do seu negócio para a época mais movimentada do ano? Chegamos nos últimos dois meses de 2024 e é um período que promete aumento no quesito vendas para o comércio. Mas o seu planejamento está pronto? Confira no blog agora mesmo.
As estratégias de planejamento para um bom retorno lucrativo para o seu negócio
Entendendo um bom planejamento
Começar o planejamento é preparar seu negócio para receber clientes da melhor maneira possível, incentivando o estreitamento do relacionamento com o mesmo. Hoje, compreendemos que quando falamos de consumidores atuais, estamos falando de consumidores que estão analisando profundamente seu hábito de consumo. Mas para oferecer o produto ideal, é necessário um planejamento robusto, que servirá não somente para ações de fim de ano, mas também para o ano inteiro.
Como mencionado, o fim de ano é uma época muito importante para o faturamento de um negócio, pois é o período do qual o cliente está mais propício a consumir além daquilo que ele já tem planejado nos gastos com presentes, itens para produção natalina, entre outros. Ao planejar, alcançamos grandes resultados e garantimos que o atendimento da demanda aumente o lucro da operação.
Como começar esse planejamento?
Nada melhor que começar com perguntas essenciais:
– Quando começar a campanha de fim de ano?
– Qual a persona do meu negócio?
– Quais tipos de produtos posso oferecer ao meu cliente?
– O que meu cliente procura dentro do meu segmento?
– Quais estratégias posso utilizar para atrair esse cliente para a minha loja?
– E depois que as ações acabarem, o que podemos fazer para manter a relação com este cliente?
No decorrer deste blog, vamos destrinchar alguns pontos visando ações de marketing, trade marketing e vendas para agregar ainda mais no conhecimento. As perguntas são muito importantes para que possamos traçar um caminho bem sucedido, preparando a equipe e ajustando o estoque com os produtos mais procurados, levando a sua loja a estar preparada para receber este consumidor. Colocando o planejamento em ação, buscando sempre otimizar os processos e estreitar o laço com o cliente, será um ganho lucrativo em uma das datas mais importantes do ano para o faturamento.
Para galgar o caminho do faturamento ideal, algumas empresas começam a desenvolver seu planejamento meses antes do período marcado pelas festas de Natal e de Reveillón. Porém, temos a Black Friday, data sazonal recém chegada ao Brasil (em 2010 para ser preciso, de acordo com o Brasil Escola, que está ainda caminhando para uma maturidade comercial, mas já tem resultados expressivos, principalmente em ações no e-commerce dos negócios. A Black Friday inaugura o período de compras visando o fim de ano, com promoções que chamam atenção dos consumidores e que agregam no faturamento do bimestre final.
As principais estratégias que podem ser tomadas
É preciso pensar nos objetivos de campanha para o fim de ano com antecedência para que a estratégia seja otimizada sem muitos percalços. Pontos importantes como mix de produtos, execução de reposição, posicionamento de ilhas, wobblers, entre outros, são de suma importância para uma ação de sucesso.
Promoção
As campanhas promocionais são sempre muito bem vindas, pois são ferramentas poderosas para aumentar as vendas, atraindo clientes certos para o seu estabelecimento. Considerar planejar as promoções é muito importante, visto que o setor de Compras de sua empresa precisa de um período de negociações com fornecedores, com a logística para que os produtos cheguem em seu estabelecimento. Também é preciso um tempo para a organização de estoque e distribuição para filiais (caso seu negócio tenha Centro de Distribuição).
Sempre leve em consideração a margem de lucro e também o capital de giro, que, segundo Angela Brun, trainner de Gestão e Estratégia para empreendedores em seu site, a empresa utiliza para financiar operações diárias como pagamentos de salários, contas, impostos e outras despesas necessárias para manter o negócio funcionando.
Treine sua equipe
Fazer o treinamento de sua equipe de vendas em sistemas, em atendimento ao público, em processos da empresa, pode levar algum tempo. Por conta disso, contratar colaboradores em cima da hora pode comprometer as vendas. Com o mercado super aquecido neste período de fim de ano e também com a falta de mão de obra especializada, os “treinamentos no ato da venda” comprometem no atendimento do seu cliente.
Treinar a equipe comercial com antecedência é essencial, visto que a época das festas de fim de ano é frenética. Não esqueça de traçar uma maneira de incentivo aos seus colaboradores, oferecendo premiações que os motive a atingirem as metas pré-estabelecidas, redobrando os esforços de venda.
Negocie com fornecedores
Este é um ponto muito importante para uma ação promocional ainda mais assertiva, visto que os fornecedores estão diante do aumento de demanda neste período do ano. As negociações precisam ser programadas com antecedência, para que seu negócio seja atendido no prazo correto, sem atrasos. A logística também está inclusa nesta demanda sazonal, pois sem um planejamento correto poderá haver atrasos de entrega e vir a prejudicar suas promoções em loja. Nada melhor do que entregar nas mãos do seu cliente os produtos que ele estava buscando, não é mesmo?
O mesmo ponto serve para a comunicação interna e externa personalizada. O setor gráfico e de impressão também demanda um fluxo intenso neste período, pois alguns estabelecimentos mantêm seus atendimentos, promoções e ofertas nas festas de fim de ano. Por isso, fazer as encomendas de comunicação deve ser uma das prioridades dentro do planejamento de ações promocionais.
Invista em marketing e publicidade
Hoje, investir em marketing e publicidade é uma das chaves para o sucesso dentro do negócio, pois em muitos casos, é através da internet que muitos clientes têm o primeiro contato com sua empresa. Saber se comunicar em plataformas como redes sociais, site, e-mail marketing e anúncios pagos, é algo muito relevante visto as mudanças de consumo dos clientes. Há alguns blogs antes deste, escrevemos sobre a importância da criação de conteúdo relevante e de qualidade, não somente para as redes sociais, mas também para anúncios pagos atrelados a um site ou landing page que contenham informações essenciais do seu negócio ou, até mesmo, um e-commerce bem organizado e funcional. Muitos empreendimentos utilizam aplicativos com clube de vantagens, cashback, sorteios e outras funcionalidades que podem ser interessantes para o seu negócio.
Defina as metas de vendas e estruture o back-office
Reveja os resultados do último ano e as estratégias adotadas para que seu planejamento projete melhorias e otimizações de processos para conseguir traçar metas alcançáveis. Lembre sempre de traçar metas que sejam realistas baseadas em números já atingidos, investimentos, entre outros fatores. Comunique estas metas com os colaboradores e equipe comercial, incentivando-os para que a campanha seja um sucesso para o negócio.
Outro ponto bem importante é o suporte direcionado ao back-office. Os processos essenciais da empresa são garantidos por meio do fornecimento de equipamentos, ferramentas e recursos ao departamento administrativo. De acordo com o blog da Senior, através do Backoffice é possível gerenciar os aspectos administrativos e financeiros, coordenando as equipes que atuam nos bastidores da empresa.
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Com um amplo mix de produtos que atende a diversos segmentos do mercado varejista, por exemplo, garantimos o melhor resultado de vendas com itens de qualidade e com a melhor negociação do mercado. Estamos prontos para atender às demandas do seu negócio neste fim de ano.
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Fontes:
- https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/planeje-bem-e-aumente-o-faturamento-no-final-do-ano,d42e705a15d82810VgnVCM100000d701210aRCRD - http://blog.reidomate.com.br/como-aumentar-as-vendas/ - https://dnadevendas.com.br/blog/vendas-de-fim-de-ano-cinco-dicas/ - https://angelabrunacademy.com.br/importancia-de-planejar-as-vendas/ - https://www.embrast.com.br/blog/o-marketing-de-conteudo-pode-agregar-nas-vendas-de-loja-fisica - https://www.senior.com.br/blog/backoffice-o-que-e-e-qual-a-importancia - https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/black-friday.html