O marketing de conteúdo pode agregar nas vendas de loja física?

É essencial se fazer presente em locais estratégicos em que seus clientes estejam. Mas essa presença também precisa ser pensada de forma com que sua empresa se comunique de forma assertiva e objetiva com seu público-alvo, seja ela fisicamente ou por redes sociais. Veja neste blog algumas dicas que preparamos para seu negócio.

21/08/2024

Compreendendo como as redes sociais podem impulsionar nas vendas

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo tem como propósito aumentar a visibilidade de marca, a interação com os consumidores/audiência, com intuito de nutrir os leads ganhando sua confiança. De fato, isso faz com o que a rede de clientes cresça baseada no conhecimento do público-alvo em canais específicos e gere engajamento com o mesmo. O ponto alto do marketing de conteúdo é compreender em que momento a audiência precisa do conteúdo e direcioná-lo aos que realmente possam se interessar por ele. É oferecer o produto certo no momento certo.

Com a solidificação da internet como um canal cada vez mais importante no que diz respeito à comunicação, seja ela pessoal ou comercial, se torna cada vez mais necessária a inclusão das redes sociais dentro do planejamento de marketing anual das empresas. Muitas pessoas têm utilizado internet para realizar pesquisas, com a finalidade de resolver algum problema, verificar informações de produtos, fazer uma nova receita, entre infinitas possibilidades.

Acessibilidade: pessoa utilizando caneta e mesa digital para edição de imagem, tendo como contexto um aparelho celular com uma imagem de referência.
O marketing de conteúdo compreende cada fase da audiência que necessita receber certo tipo de conteúdo, claro, com planejamento estratégico. Foto reprodução: Freepik.

Importante compreender que o seu conteúdo deve informar seu cliente. O marketing que vai influenciar seu cliente a comprar seu produto não será o de anunciar ou vender (junte essa força em anúncios pagos), mas sim o de conteúdo que vai demonstrar que sua empresa se importa com os questionamentos e perguntas que possam surgir sobre a utilidade de seus produtos. Certamente, tentar convencer seu cliente empurrando produtos para que ele compre, nas redes sociais, não deve ser uma opção.

Por que investir em marketing de conteúdo?

O crescimento geral do uso de internet no Brasil é interessante para empresas que compreenderam o momento digital que os brasileiros estão vivendo. A utilização dessa ferramenta aumenta a cada ano que passa, de acordo com o relatório Digital 2024: Brazil. Trata-se de 144 milhões de usuários no país, sendo este número representado por cerca de 66,3% da população brasileira que utilizam a internet como fonte de informações e de entretenimento.

Com as redes sociais não é diferente. Os brasileiros passam cerca de 3h37min em média por dia navegando em aplicativos como Instagram, WhatsApp, Tik Tok, entre outros. As redes sociais ocupam um lugar importante na internet, com o enorme potencial, e o Instagram se destaca como a rede social mais acessada pelos brasileiros, portando 35,9% de favoritismo.

Acessibilidade: moça de meia idade segurando um aparelho celular da cor preta, tendo ícones das redes sociais graficamente em efeito 3D ao redor do aparelho.
Com o aumento do acesso dos usuários às redes sociais, se faz necessária a presença de negócios que desejem manter um relacionamento com seu cliente. Foto reprodução: Freepik.

Para se ter uma ideia, mostraremos a seguir números sobre a utilização de redes sociais pelo brasileiro:

1º Youtube: 144 milhões de usuários;
2º Instagram: 134,6 milhões de usuários;
3º Facebook: 111,3 milhões de usuários;
4º Tik Tok: 98,6 milhões de usuários;
5º LinkedIn: 68 milhões de usuários;
6º Pinterest: 37 milhões de usuários;
7º X (antigo Twitter): 22 milhões de usuários.

Acessibilidade: três pessoas com seus smartphones sentados em local aberto, sorrindo para a tela.
No Brasil, cerca de 66% da população utiliza a internet como fonte de informação e/ou entretenimento, o que nos faz compreender a necessidade de utilizar um marketing de conteúdo que agregue, seja ele um conteúdo bem humorado e/ou um conteúdo informativo. Foto reprodução: Freepik.

Como sua empresa pode começar a produzir conteúdo digital?

Para começar com o pé direito, você precisa definir sua área de atuação e sua linguagem. Esses dois pontos fazem parte de uma estratégia completa que, combinada com um planejamento semanal ou mensal, garantirá bons resultados no início.

A eficiência da comunicação no meio digital está diretamente ligada à sua atuação no mercado. Importante fazer-se o questionamento: sua empresa vende seus produtos ou serviços diretamente para o consumidor final (B2C), como um restaurante que oferece self-service, ou atua no atacado, comercializando para outras empresas (B2B), como uma fábrica? Identificar essa característica é essencial para determinar os pontos de contato da sua marca com o público e, assim, definir as melhores estratégias para estabelecer e fortalecer a comunicação no digital.

Acessibilidade: moça de meia idade em contexto de estúdio fotográfico, apontando a câmera frontal de seu celular para o rosto, fazendo uma gravação de vídeo para marketing de conteúdo.
Dentro dos diversos pontos a serem considerados na estratégia de conteúdo para as redes sociais, destacamos dois deles: a área de atuação do seu negócio e a definição da linguagem que será utilizada. Foto reprodução: Freepik.

Formatos podem ser explorados no marketing de conteúdo

Vídeos podem ser muito utilizados

Utilizar diversas abordagens na criação de conteúdo pode ajudar a sua empresa a melhorar ainda mais o engajamento do perfil nas redes sociais. Entender como cada formato atua juntamente ao algoritmo é essencial para traçar estratégias cada vez mais assertivas, tendo números e dados a seu favor. A saber, listaremos aqui alguns dos formatos e seus objetivos.
Vídeos longos: Esse formato pode ser produzido e compartilhado em diversas plataformas como YouTube, Facebook, Instagram e TikTok (com duração de até 10 minutos). Por exemplo, o público que consome vídeos mais longos está em busca de um conhecimento mais profundo e detalhado sobre o tema abordado.

Vídeos curtos: Esse formato, mais dinâmico e breve, é amplamente compartilhado em redes sociais com algoritmos focados em entretenimento rápido, como Instagram Reels, TikTok, YouTube Shorts e Pinterest. Portanto, o objetivo dos vídeos curtos é atrair a atenção dos espectadores, engajá-los no tema e destacar soluções de forma ágil e envolvente, levando os usuários a compartilhar o conteúdo com seus amigos. Os vídeos rápidos e dinâmicos de receitas, produzidos em parceria com os perfis @agradavelcozinha e @bompackoficial, são exemplos disso. Veja aqui!

Outros formatos

Fotos no feed das redes: Apesar de o formato de vídeo estar dominando as redes, as fotos e outros formatos de publicação, como o carrossel, também têm sua presença e importância na comunicação da marca. As fotos são elementos fundamentais na construção e reforço da narrativa da marca; elas podem contar histórias, apoiar campanhas e transmitir os valores da empresa de maneira visual. Portanto, são ferramentas estratégicas importantes nas redes sociais.

Stories no Instagram, Facebook e TikTok: Ponto-chave na humanização da marca, a produção de stories interativos aumenta o engajamento com o público. Da mesma forma, gera ampliação do alcance, feedback direto e auxilia na criação de chamadas para ação, utilizando diversas funções dentro dos stories, como enquetes, links, GIFs, entre outros.

Lives: As transmissões ao vivo tiveram um boom em 2020 e continuam trazendo ótimos resultados para quem aposta nesse formato com conteúdo estratégico. Esse formato fortalece a relação com os seguidores e pode impulsionar conversões e vendas, podem ser transmitidas no YouTube, Instagram, Facebook e TikTok. Além disso, é uma excelente opção para apresentar ou lançar novos produtos ao público, realizar entrevistas com convidados especialistas, entre outras possibilidades.

Acessibilidade: homem de meia idade em contexto de escritório segurando seu aparelho celular, tendo seu notebook em sua mesa.
Entender qual o tipo de conteúdo que pode ser explorado na redes sociais é essencialmente necessário para fazer abordagens assertivas, melhorando assim, o engajamento, trazendo leads interessados nos itens do seu negócio. Foto reprodução: Freepik.

Sobre o marketing de conteúdo em redes sociais

Depois que definiu seu público-alvo, os pontos de contato e os objetivos, é hora de criar um plano de conteúdo estratégico. Ao integrar formatos e estratégias diversas, você estimula o engajamento no perfil da sua marca. Dessa maneira, estabeleça metas claras e acompanhe de perto os resultados para otimizar sua estratégia ao longo do tempo. Quais são os principais formatos de conteúdo que o seu negócio necessita utilizar para alcançar os objetivos? Ao definir os formatos mais adequados, como resultado, será possível desenvolver um calendário editorial e implementar sua estratégia de conteúdo.

Acessibilidade: moça em contexto de cozinha com uma bandeja contendo oito croissants assados, portando um avental cinza com estampa quadriculada e uma câmera fazendo a gravação do conteúdo.
Ter contato com os seguidores nas redes sociais é fundamental, mas criar conteúdo estratégico que possa conectar e, eventualmente, converter seu seguidor em cliente potencial, é essencial dentro do que é o marketing de conteúdo. Foto reprodução: Freepik.

Afinal é essencial ter a presença do seu negócio nas redes sociais atualmente, devido ao crescimento massivo de usuários e acessos a aplicativos sociais. Por certo, planejar um conteúdo de qualidade, que seja relevante, constante e programado, é mais do que fundamental.

Até aqui, entendemos que você precisa conhecer o mercado em que seu negócio está inserido. Além disso, é fundamental que você entenda as necessidades dos clientes através das redes sociais, demonstrando interesse em explicar a funcionalidade dos produtos, tirar dúvidas e muito mais.

A Embrast pode ajudar o seu negócio a alavancar as vendas, agregando no seu mix de produtos, satisfazendo, assim, as necessidades do seu cliente. Fale com um de nossos atendentes agora mesmo através do WhatsApp, por ligação telefônica ou e-mail. Temos as melhores negociações do mercado para o seu estabelecimento.

Fontes:
- https://www.nuvemshop.com.br/blog/como-produzir-conteudo/
- https://blog.e-goi.com/br/como-criar-conteudo/
- https://www.negociossc.com.br/blog/o-uso-da-internet-redes-sociais-e-midia-no-brasil-em-2024/
- https://www.rdstation.com/blog/marketing/conteudo-para-redes-sociais/