Veja as datas sazonais mais importantes no Brasil para agregar em vendas para o seu negócio. Diversos contextos podem tornar um item sazonal. Veja no blog as estratégias básicas para vender mais.
Dicas estratégicas de venda para produtos em datas sazonais
A estratégia das datas sazonais
As datas sazonais servem para aquecer o comércio e quem trabalha com vendas sabe da importância de datas comemorativas. Portanto, saber aproveitar essa estratégia de vendas é essencial para fazer o seu comércio crescer. Inegavelmente, as datas comemorativas ajudam nas vendas em determinadas épocas do ano e planejar-se para esses eventos é fundamental para ter ações assertivas que deem o retorno esperado.
As comemorações possuem diferentes significados e tornam em ótimas oportunidades de movimentação comercial para o seu negócio, afinal, fideliza clientes que já compram e, também, conquista novos. Assim sendo, é necessário que as datas sazonais conversem com os produtos que estarão em promoção, mas esse assunto vamos abordar no decorrer do blog.
O que são ‘datas sazonais’?
Um bom planejamento, com ações traçadas, pode garantir a sua loja um excelente faturamento? Para isso, vamos dissecar sobre o que são datas sazonais. Diversas empresas enfrentam altos e baixos em relação às vendas, movimentação de clientes e outros fatores, porém, as datas sazonais são grandes impulsionadores e auxiliadores para traçar as melhores estratégias de vendas para qualquer negócio.
Datas sazonais são datas específicas que representam ocasiões especiais, oportunidades comerciais, datas comemorativas ou de reflexão, como feriados e acontecimentos importantes. Os exemplos são muitos, vamos abordar sobre os principais para o Brasil como o Dia das Mães, Natal, Ano Novo, Dia do Cliente, entre muitos outros. Desse modo, as estratégias de captação de clientes como promoções especiais e vantagens podem ser utilizadas nas datas sazonais dentro do planejamento das ações de marketing e vendas. Por exemplo, na Black Friday do ano de 2023, a MField realizou uma pesquisa de intenção de compra na data e apontou que 75,6% da população brasileira pretendia comprar na Black Friday, um crescimento de 32,2% em comparação com o ano de 2022.
Sobre marketing sazonal: trace suas ações estratégicas
Não dá para falar de vendas sem falar de marketing. De acordo com o Blog da Minu, o marketing sazonal consiste em ações estratégicas voltadas a datas específicas, com a intenção de impulsionar e ajustar negócios para épocas do ano, identificando qual a data mais importante para cada negócio. Visando aumentar vendas em momentos específicos do ano, a estratégia de comunicação é baseada na identificação de períodos sazonais em conforme com a demanda por produtos ou serviços.
Entre os benefícios de se utilizar o marketing sazonal estão, por exemplo:
– Evitar que produtos fiquem encalhados no estoque;
– Manter a empresa ativo o ano inteiro;
– Fidelizar clientes ativos;
– Conquistar novos clientes.
Para isso:
– Defina as datas que sejam relevantes para o seu negócio;
– Alinhar a linguagem ao período;
– Planeje um cronograma de ações;
– Mensure os resultados das campanhas aplicadas.
Existem épocas propícias para vender determinado produto ou serviço, sendo possível criar itens especiais, com preços específicos, fidelizando clientes, de modo que ganhe mais espaço no mercado.
Sobre estratégias: quais utilizar?
Para obter bons resultados, é importante aplicar as estratégias certas. O primeiro passo, por exemplo, é o planejamento. É necessário que sejam definidas as datas mais importantes, como dito anteriormente, pois assim, irá atrais mais clientes que sejam do perfil de compra ideal para o seu negócio.
Agora que seu negócio tem um planejamento e um calendário de ações, responda às seguintes questões levantadas no Blog Galatéia:
– Quais são os meus objetivos, vender mais ou divulgar minha marca?;
– Que canais de mídia vou utilizar?
– Sobre formatos, quais serão os dos materiais produzidos na estratégia de marketing de conteúdo?
– Qual a frequência das postagens em redes sociais?
– Quem é o público-alvo de cada uma das campanhas sazonais em geral?
– Quais benefícios e vantagem eu posso oferecer?
É importante ter um caminho estratégico a se seguir dentro do planejamento de campanha. Inclua no plano de ação o atendimento do pós-venda, para manter e estreitar a relação com o cliente sobre sua marca, podendo ocasionar ainda mais oportunidades comerciais.
Quais são as datas sazonais principais no Brasil?
Que tal anotar as principais datas sazonais para ações de marketing assertivas em seu negócio? Listamos aqui as principais no Brasil atualmente. Já anote:
– 01º de janeiro: Confraternização Mundial (Reveillón);
– 14 de fevereiro: Valentine’s Day (Dia dos Namorados nos Estados Unidos);
– 15 de março: Dia do Consumidor;
– entre 22 de março e 24 de abril (data varia entre estas datas): Páscoa;
– 2º domingo de maio: Dia das Mães;
– 12 de junho: Dia dos Namorados;
– 10 de julho: Dia da Pizza;
– 20 de julho: Dia do Amigo;
– 2º domingo de agosto: Dia dos Pais;
– 05 de setembro: Dia dos Irmãos;
– 15 de setembro: Dia do Cliente;
– 04 de outubro: Dia dos Pets;
– 12 de outubro: Dia das Crianças;
– 15 de outubro: Dia dos Professores;
– 18 de outubro: Dia do Médico;
– 31 de outubro: Halloween;
– última semana de novembro: Black Friday;
– 25 de dezembro: Natal.
É importante mencionar que as ações de vendas são ideais para agregar volume de clientes em potencial, ainda assim também é bom alertar sobre o conjunto entre setores estratégicos da empresa para que as campanhas deem o retorno esperado, aproveitando as oportunidades comerciais que são geradas. Trade Marketing e Marketing são setores estratégicos essenciais para o planejamento e as ações do conteúdo programado, atrelando veículos de divulgação com layout de gôndolas que sejam visualmente atraentes aos olhos dos clientes.
A Embrast pode ajudar o seu negócio
A Embrast tem um mix completo para ajudar seu negócio nas datas sazonais. Em suma, solicite orçamento agora mesmo ao nosso time do Canal de Vendas através do WhatsApp, por ligação telefônica ou por e-mail.
Fontes: - E-COMMERCE BRASIL: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/podcast-pod-do-varejo-linx; - PORTAL PÓS: https://blog.portalpos.com.br/o-que-sao-datas-sazonais/; - MINU: https://www.minu.co/blog/datas-sazonais#:~:text=%E2%80%8DAs%20datas%20sazonais%20nada%20mais,especiais%20tamb%C3%A9m%20entram%20nessa%20lista.; - AMAZON: https://venda.amazon.com.br/sellerblog/descubra-como-se-planejar-melhor-para-vender-em-datas-sazonais; - GALATÉIA: https://www.galateia.com.br/marketing-sazonal-o-que-e-e-como-aplica-lo-para-melhorar-os-resultados-da-sua-empresa/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20marketing%20sazonal,aquecidos%20durante%20todo%20o%20ano.; - PAGAR.ME: https://pagar.me/blog/venda-sazonal/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=Performance_Max&origin=&media=google&type=pago&campaign=14465604185&ad_group=&ad=&theme=&gad_source=1&gclid=CjwKCAjw6c63BhAiEiwAF0EH1Doj7NHBFI7t5uEMzQG5zrBl_jBQMgSOGNAFGk5yCPgIa4EdgPFtZRoCLU0QAvD_BwE.