Nesta época do ano, é muito importante traçar algumas estratégias sobre Trade Marketing eficientes para as vendas pensando na exposição do produto certo, no lugar certo e na hora certa, visando também o faturamento dos negócios. Saiba mais detalhes das estratégias no Blog.
Impulsione suas vendas nesta época importante para o faturamento com o Trade Marketing
Um período importante para o faturamento dentro de ações de Trade Marketing
Ao falarmos sobre Trade Marketing, tratamos diretamente de estratégia, planejamento e resultado, especialmente em ações de vendas e campanhas no ponto de venda. Porquanto, é fundamental compreender o comportamento de compra do cliente para gerar conexão e convencê-lo. Mas, antes de tudo, é necessário ter o conhecimento da persona do negócio e personalizar as ações de acordo com o nicho do seu estabelecimento.
As épocas sazonais, como o fim de ano, tornam o Trade Marketing ainda mais relevante. Esse período é um dos mais importantes para o faturamento do comércio em geral, porque aumenta as possibilidades de exposição, venda e fidelização do cliente.
Mas, para isso, é necessário tomar alguns pontos, um deles, por exemplo, é o material gráfico físico, como wobblers, painéis, displays, testeiras, molduras de prateleiras, wallpapers, orelha de monitor, entre outras possibilidades.
Para o resultado esperado, é preciso que o planejamento seja bem estruturado e com o espaço de tempo suficiente entre o briefing, o desenvolvimento, a confecção e entrega do material gráfico (neste caso o material físico). Estes materiais precisam chegar com qualidade dentro do prazo que foi estipulado para que a ação promocional alcance o objetivo planejado.
Como se preparar? Veja 7 estratégias de Trade Marketing
No fim do ano, o comércio em geral experimenta um período de grande importância, pois o desejo de compra dos clientes aumenta significativamente, gerando oportunidades que os negócios precisam abraçar. As necessidades momentâneas do shopper precisam ser supridas, este deve ser o foco do Trade Marketing. Só para exemplificar, vamos listar aqui alguns pontos que seu negócio deve levar em consideração nas campanhas de fim de ano:
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1. Entenda seu público-alvo
Entender o comportamento de compra do seu shopper é muito relevante, já que seu negócio começa a compreender as necessidades do mesmo, além de ajudar a evitar a falta ou sobra de itens específicos nos estoques e prateleiras.
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2. Exponha claramente os preços
Evite deixar subentendido o preço dos produtos, este é um dos maiores erros de empresas em momentos de promoção.
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3. Faça planejamento de ações promocionais
O fim de ano é uma época de aquecimento nas vendas do comércio, portanto, as ações promocionais possuem um papel super importante referente a isso. De acordo com o PostALL LOG, considerar oferecer descontos especiais, brindes exclusivos ou até mesmo programas de fidelidade personalizadas para recompensar os clientes recorrentes.
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4. Posicione ilhas de produtos específicos no PDV
De fato, a visibilidade extra ajuda, e muito, nas vendas de produtos, para isso é recomendado que seu negócio tenha ilhas nos meios dos corredores e/ou nas pontas de gôndolas muito bem sinalizadas, fazendo destaque ao item em áreas de maior movimentação. Afinal, isso ajuda a garantir que os clientes se deparem com o produto logo de cara.
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5. Material impresso: um briefing de qualidade antecede um material de qualidade
O briefing é um guia para produção (neste caso gráfico) que norteia a criatividade, levando em consideração pontos importantes levantados baseados em insights ou necessidades comerciais. Porém, é necessário que hajam espaços para possíveis adaptações. De acordo com o blog da Seriana, empresa especialista em soluções para ponto de venda, no briefing existem alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração: objetivo, design, efeitos gráficos (marketing sensorial), local de instalação e quantidade.
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6. Comunicação visual
A comunicação visual, como ferramenta fundamental, capta a atenção do cliente, servindo de atrativo e impulsionando o crescimento das vendas. Um estudo do Sebrae demonstra que o investimento em elementos visuais gera um aumento significativo nas vendas, de 12% a 40%, evidenciando sua importância para o sucesso de negócios.
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7. Ofertas especiais com combos ou produtos combinados
Antecipe, com o setor de compras, as negociações de itens que sejam “chave” nesta época do ano para o seu estabelecimento, e utilize preços especiais, ofertas imperdíveis e ações de contato, como degustações, por exemplo. Combine itens e ofereça promoções aos clientes, com bom apelo visual, que não comprometam a margem de lucro. Aliás, você pode utilizar a estratégia de combos ou “compre 1, ganhe 2”.
Mantenha sempre seu estoque sob controle, ou seja, sempre verifique itens que estão há mais tempo armazenados e ofereça por um bom preço, para dar rotatividade e ainda agregar nas vendas.
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Trade Marketing para o varejo alimentar
Conforme pesquisa da Web Jasper, percebeu-se que cerca de 85% do varejo alimentar não possui um trade marketing que seja organizado de forma estratégia, já a indústria investe cerca de 4% do seu faturamento para trade marketing.
Eduardo Jaime, sócio-diretor da AS+ Trade, de acordo com a entrevista dada à AS+ Varejo, o varejo entende a gestão de trade como calendário promocional, venda de ponto extra e promotor em loja. “O trade é venda sell-out e tem toda uma jornada de compra estruturada para você impactar a shopper, desde o momento em que ele pega o produto até passar no caixa”.
Um dos principais objetivos da Trade Marketing é estabelecer relacionamento próximo entre clientes e marca, gerando, assim, o retorno de venda necessário. Apesar do crescimento na atuação de trade marketing em lojas de varejo, o número de estabelecimentos que utilizam a estratégia é pequeno comparado a quantidade de comércios alimentícios deste setor. Ao implementar trade marketing, certamente o estabelecimento abre portas para um grande crescimento alinhado ao acompanhamento de tendências.
Trade Marketing para o fim de ano
Os meses de outubro, novembro e dezembro são de extrema importância para o crescimento das vendas, aquecendo o setor do comércio e atingindo toda uma cadeia de produção. Por isso, é importante salientar que as ações de trade marketing para esse período são necessárias, através de um bom planejamento, briefings sobre as demandas que deverão ser alocadas aos setores essenciais, como o marketing e logística, por exemplo. Algumas ideias podem ser exploradas para melhorar a relação do shopper com os PDV’s:
- Decoração do PDV;
- Sorteios de brindes e descontos;
- Degustação e demonstração de produtos;
- Utilização de “ilhas” nos PDV’s;
- Clube de benefícios;
- Estimular compras por impulso.
É fundamental que se analise o perfil de compra do cliente, as necessidades do mercado, as negociações com fornecedores e os indicadores de venda para um planejamento eficaz da loja.
Conheça os produtos ideais para gôndolas
Até aqui vimos a importância de se ter um bom planejamento sobre Trade Marketing nesta época do ano fundamental para o faturamento dos estabelecimentos. Muitas oportunidades de vendas e de relacionamento com cliente surgem no fim de ano, aproveite da melhor forma, com as melhores estratégias possíveis.
Pensando em aumentar as vendas neste fim de ano com qualidade e com a melhor negociação do mercado? A Embrast pode ajudar o seu negócio, chame nosso time do Canal de Vendas através do WhatsApp, por ligação telefônica ou por e-mail agora mesmo.
Fontes: - https://www.squadrabrasil.com/blog/estrategias-de-trade-marketing-impulsione-suas-vendas-no-fim-de-ano - https://electiservicos.com.br/blog/trade-marketing-sazonal/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20o%20trade,Outros%20eventos%20com%20grande%20p%C3%BAblico. - https://postall-log.com.br/a-importancia-da-logistica-na-estrategia-de-marketing/ - https://postall-log.com.br/como-preparar-seu-trade-marketing-para-o-final-do-ano/ - https://www.sospdv.com.br/blog/por-que-investir-em-acoes-de-trade-marketing-sazonais - https://www.tiliform.com.br/trademarketing-varejo - https://www.squadrabrasil.com/blog/estrategias-de-trade-marketing-impulsione-suas-vendas-no-fim-de-ano