7 estratégias de Trade Marketing para vendas no fim de ano

Nesta época do ano, é muito importante traçar algumas estratégias sobre Trade Marketing eficientes para as vendas pensando na exposição do produto certo, no lugar certo e na hora certa, visando também o faturamento dos negócios. Saiba mais detalhes das estratégias no Blog.

16/10/2024

Impulsione suas vendas nesta época importante para o faturamento com o Trade Marketing

Um período importante para o faturamento dentro de ações de Trade Marketing

Ao falarmos sobre Trade Marketing, tratamos diretamente de estratégia, planejamento e resultado, especialmente em ações de vendas e campanhas no ponto de venda. Porquanto, é fundamental compreender o comportamento de compra do cliente para gerar conexão e convencê-lo. Mas, antes de tudo, é necessário ter o conhecimento da persona do negócio e personalizar as ações de acordo com o nicho do seu estabelecimento.

As épocas sazonais, como o fim de ano, tornam o Trade Marketing ainda mais relevante. Esse período é um dos mais importantes para o faturamento do comércio em geral, porque aumenta as possibilidades de exposição, venda e fidelização do cliente.

Mas, para isso, é necessário tomar alguns pontos, um deles, por exemplo, é o material gráfico físico, como wobblers, painéis, displays, testeiras, molduras de prateleiras, wallpapers, orelha de monitor, entre outras possibilidades.

Para o resultado esperado, é preciso que o planejamento seja bem estruturado e com o espaço de tempo suficiente entre o briefing, o desenvolvimento, a confecção e entrega do material gráfico (neste caso o material físico). Estes materiais precisam chegar com qualidade dentro do prazo que foi estipulado para que a ação promocional alcance o objetivo planejado.

Imagem criada a partir de IA no site Freepik. Acessibilidade: imagem mostra prateleiras de supermercado com etiqueta de preços, tendo ao fundo de forma desfocada, uma árvore de natal.
Para o comércio, falar sobre fim de ano é falar sobre oportunidades de faturamento e de estreitamento da relação com o cliente. Foto reprodução: Freepik.

Como se preparar? Veja 7 estratégias de Trade Marketing

No fim do ano, o comércio em geral experimenta um período de grande importância, pois o desejo de compra dos clientes aumenta significativamente, gerando oportunidades que os negócios precisam abraçar. As necessidades momentâneas do shopper precisam ser supridas, este deve ser o foco do Trade Marketing. Só para exemplificar, vamos listar aqui alguns pontos que seu negócio deve levar em consideração nas campanhas de fim de ano:

      • 1. Entenda seu público-alvo

        Entender o comportamento de compra do seu shopper é muito relevante, já que seu negócio começa a compreender as necessidades do mesmo, além de ajudar a evitar a falta ou sobra de itens específicos nos estoques e prateleiras.

      • 2. Exponha claramente os preços

        Evite deixar subentendido o preço dos produtos, este é um dos maiores erros de empresas em momentos de promoção.

      • 3. Faça planejamento de ações promocionais

        O fim de ano é uma época de aquecimento nas vendas do comércio, portanto, as ações promocionais possuem um papel super importante referente a isso. De acordo com o PostALL LOG, considerar oferecer descontos especiais, brindes exclusivos ou até mesmo programas de fidelidade personalizadas para recompensar os clientes recorrentes.

        Acessibilidade: imagem mostra gestor fazendo planejamento de trade marketing em painel transparente.
        O planejamento é um caminho fundamental para o sucesso de uma campanha. Sem ele, o objetivo fica mais vulnerável a perdas no faturamento. Foto reprodução: Freepik.
      • 4. Posicione ilhas de produtos específicos no PDV

        De fato, a visibilidade extra ajuda, e muito, nas vendas de produtos, para isso é recomendado que seu negócio tenha ilhas nos meios dos corredores e/ou nas pontas de gôndolas muito bem sinalizadas, fazendo destaque ao item em áreas de maior movimentação. Afinal, isso ajuda a garantir que os clientes se deparem com o produto logo de cara.

      • 5. Material impresso: um briefing de qualidade antecede um material de qualidade

        O briefing é um guia para produção (neste caso gráfico) que norteia a criatividade, levando em consideração pontos importantes levantados baseados em insights ou necessidades comerciais. Porém, é necessário que hajam espaços para possíveis adaptações. De acordo com o blog da Seriana, empresa especialista em soluções para ponto de venda, no briefing existem alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração: objetivo, design, efeitos gráficos (marketing sensorial), local de instalação e quantidade.

      • 6. Comunicação visual

        A comunicação visual, como ferramenta fundamental, capta a atenção do cliente, servindo de atrativo e impulsionando o crescimento das vendas. Um estudo do Sebrae demonstra que o investimento em elementos visuais gera um aumento significativo nas vendas, de 12% a 40%, evidenciando sua importância para o sucesso de negócios.

      • 7. Ofertas especiais com combos ou produtos combinados

        Antecipe, com o setor de compras, as negociações de itens que sejam “chave” nesta época do ano para o seu estabelecimento, e utilize preços especiais, ofertas imperdíveis e ações de contato, como degustações, por exemplo. Combine itens e ofereça promoções aos clientes, com bom apelo visual, que não comprometam a margem de lucro. Aliás, você pode utilizar a estratégia de combos ou “compre 1, ganhe 2”.

        Mantenha sempre seu estoque sob controle, ou seja, sempre verifique itens que estão há mais tempo armazenados e ofereça por um bom preço, para dar rotatividade e ainda agregar nas vendas.

        Acessibilidade: mulher escolhendo frutas em área de hortifruti de supermercado.
        Traçar estratégias eficazes é essencial, mas, decerto, é preciso conhecer o seu cliente para que ele se sinta parte das ações de promoção dentro de sua loja. Foto reprodução: Freepik.

Trade Marketing para o varejo alimentar

Conforme pesquisa da Web Jasper, percebeu-se que cerca de 85% do varejo alimentar não possui um trade marketing que seja organizado de forma estratégia, já a indústria investe cerca de 4% do seu faturamento para trade marketing.

Eduardo Jaime, sócio-diretor da AS+ Trade, de acordo com a entrevista dada à AS+ Varejo, o varejo entende a gestão de trade como calendário promocional, venda de ponto extra e promotor em loja. “O trade é venda sell-out e tem toda uma jornada de compra estruturada para você impactar a shopper, desde o momento em que ele pega o produto até passar no caixa”.

Um dos principais objetivos da Trade Marketing é estabelecer relacionamento próximo entre clientes e marca, gerando, assim, o retorno de venda necessário. Apesar do crescimento na atuação de trade marketing em lojas de varejo, o número de estabelecimentos que utilizam a estratégia é pequeno comparado a quantidade de comércios alimentícios deste setor. Ao implementar trade marketing, certamente o estabelecimento abre portas para um grande crescimento alinhado ao acompanhamento de tendências.

Imagem criada a partir de IA no site Freepik. Carrinho de compras com itens distribuídos, posicionado no meio do corredor de loja de departamento.
O objetivo do Trade Marketing, de fato, é estabelecer um relacionamento cada vez mais próximo da marca com os clientes. Foto reprodução: Freepik (com IA).

Trade Marketing para o fim de ano

Os meses de outubro, novembro e dezembro são de extrema importância para o crescimento das vendas, aquecendo o setor do comércio e atingindo toda uma cadeia de produção. Por isso, é importante salientar que as ações de trade marketing para esse período são necessárias, através de um bom planejamento, briefings sobre as demandas que deverão ser alocadas aos setores essenciais, como o marketing e logística, por exemplo. Algumas ideias podem ser exploradas para melhorar a relação do shopper com os PDV’s:

  • Decoração do PDV;
  • Sorteios de brindes e descontos;
  • Degustação e demonstração de produtos;
  • Utilização de “ilhas” nos PDV’s;
  • Clube de benefícios;
  • Estimular compras por impulso.

É fundamental que se analise o perfil de compra do cliente, as necessidades do mercado, as negociações com fornecedores e os indicadores de venda para um planejamento eficaz da loja.

Acessibilidade: imagem mostra, em primeiro plano, decorações, em trade marketing, de natal expostas para venda com contexto de loja de departamento.
Prepare seu estabelecimento para uma das principais épocas de vendas do ano: as festas de fim de ano. Planeje todas as áreas para atender às demandas dos clientes. Foto reprodução: Freepik.

Conheça os produtos ideais para gôndolas

Até aqui vimos a importância de se ter um bom planejamento sobre Trade Marketing nesta época do ano fundamental para o faturamento dos estabelecimentos. Muitas oportunidades de vendas e de relacionamento com cliente surgem no fim de ano, aproveite da melhor forma, com as melhores estratégias possíveis.

Pensando em aumentar as vendas neste fim de ano com qualidade e com a melhor negociação do mercado? A Embrast pode ajudar o seu negócio, chame nosso time do Canal de Vendas através do WhatsApp, por ligação telefônica ou por e-mail agora mesmo.


 

Fontes:
- https://www.squadrabrasil.com/blog/estrategias-de-trade-marketing-impulsione-suas-vendas-no-fim-de-ano
- https://electiservicos.com.br/blog/trade-marketing-sazonal/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20o%20trade,Outros%20eventos%20com%20grande%20p%C3%BAblico.
- https://postall-log.com.br/a-importancia-da-logistica-na-estrategia-de-marketing/
- https://postall-log.com.br/como-preparar-seu-trade-marketing-para-o-final-do-ano/
- https://www.sospdv.com.br/blog/por-que-investir-em-acoes-de-trade-marketing-sazonais
- https://www.tiliform.com.br/trademarketing-varejo
- https://www.squadrabrasil.com/blog/estrategias-de-trade-marketing-impulsione-suas-vendas-no-fim-de-ano